sexta-feira, 23 de maio de 2008

Do pai do Oldboy


Este post é daquela seção: Filmes que eu deixei de ver quando foi lançado porque nem sabia da existência. Mas também pudera. Quando ele estreou, o diretor Chan-wook Park ainda não era tão aclamado pelas bandas de cá. Seu sucesso só foi notório após o lançamento de Oldboy, um filme muito bom, violento e surpreendente. Mas Oldboy é uma outra história. Só tenho mais duas coisas a dizer sobre ele: “Do caralho” e “Corra pra assistir”. Hehehehe
Bom, voltando, o filme que quero falar é Boksuneun Naui, que em Inglés recebeu o nome de: Sympathy for Mr. Vengeance. Em Português, eu nem faço idéia de como ele se chama realmente. Ouvi algo como Simpatia pelo Sr. Vingança, mas não sei se está certo.
Para conseguir essa peça, tive que catar pelos meios não tão lícitos dos sites de compartilhamento de arquivos. No popular, baixei na net. Com legenda e tudo.
Sympathy for Mr. Vengeance não nega o estilo do diretor. É um filme marcado pela violência e pelas viradas surpreendentes da história. Nada de roteirinho linear e de Happy End previsível. As viradas no roteiro poderiam deixar qualquer um tonto. Quando se imagina que nada mais pode acontecer aos personagens, eis que surge algo que modifica toda a história. Outra marca do filme é que não existem mocinhos ou vilões. Todos têm um interesse e vão lutar por aquilo até o fim, independentemente das conseqüências. O nó na garganta é o principal interesse dos roteiristas. E já dá pra imaginar isso a partir da sinopse do filme.
Sympathy for Mr. Vengeance é a história de um Surdo-mudo que vê a irmã morrendo e a única salvação seria um transplante de rim. Para conseguir esse órgão, ele será capaz de tudo, inclusive de seqüestrar a filhinha do próprio patrão. Já dá pra imaginar todo o conflito que vai se desenhar na história. E a condição do personagem central, que não ouve nem fala, é crucial para o enredo da história.
Além disso, muito sangue vai escorrer na tela. Sangue é outra marca do Chan-wook. Sangue e Tortura. Nada de sangue na neve. Para as cenas internas, feitas dentro de quartos cinzentos, nada como o vermelho do sangue para compôr o ambiente.
O resto do clima do filme fica por conta dos posicionamentos de câmera pouco convencionais e pelos vários minutos sem nenhum tipo de diálogo, simulando um pouco da condição do personagem.



Esta produção coreana faz parte do que se chamou “Trilogia da Vingança”, do diretor Chan-wook Park. Na verdade, este é o primeiro da série. Todos os filmes abordam algum tema muito controverso e o que amarra o roteiro é a história de uma vingança. Depois dele, tem Oldboy, que já foi citado acima, e Sympathy For Lady Vengeance, que ainda não consegui assistir. Estou esperando ansioso as barrinhas de download correrem rápido pra ver e escrever sobre ele.

Nenhum comentário: